Militares do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha do Brasil realizaram os primeiros voos de adestramento para resgate com o uso de equipamentos de visão noturna (NVG) a bordo de helicópteros UH-15 Super Cougar. O treinamento, realizado nos dias 11 e 12 de março, também envolveu uma tropa do Grupo de Busca e Salvamento Aeronaval (GSAR – AerNav).
Durante os voos, foram realizadas manobras de infiltração e retirada de resgateiros em área restrita e terreno não preparado para pouso, com operações de socorro. O adestramento com NVG consiste na primeira fase do aperfeiçoamento das capacidades de realizar operações de socorro em qualquer tipo de ambiente operacional, em especial no ambiente marítimo à noite.
QUER SABER MUITO MAIS SOBRE A AVIAÇÃO NAVAL?!
As aeronaves podem operar a partir de navios, como o PHM Atlântico. Quando em solo, têm como base a Base Aeronaval de São Pedro de Aldeia. Lá, os UH-15 revezam com os SH-16 Seahawk o alerta para missões de busca e salvamento, que podem ocorrer tanto no continente quando em alto mar.
Você já assistiu à série #Sextou?! Confira as melhores dicas culturais da aviação!