ARTE, CULTURA & LAZER AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Blue Angels terá sua primeira aviadora para demonstração aérea

Equipado com caças F-18E/F Super Hornet, o esquadrão de demonstração aérea da US Navy, os Blue Angels, anunciaram que terão a primeira aviadora a participar das apresentações. A Tenente Amanda Lee será a pioneira após 76 anos. Até hoje, somente uma aviadora havia participado do grupo: a Major Katie Higgins pilotou o avião de apoio, o C-130 Fat Albert, entre 2014 e 2016.

Natural de Mound View, no Minnesota, a Tenente Amanda Lee é aviadora de combate. Ela já voa aeronaves Super Hornet no esquadrão Gladiators (VFA-106). Para fazer parte dos Blue Angels, ela precisa ter pelo menos 1.250 horas de voo em jatos de combate e concluído um “tour” com porta-aviões. Em 2019, ela participou da homenagem póstuma à Capitão Rosemary Mariner, primeira mulher a se tornar comandante de um esquadrão da aviação naval norte-americana.

LEIA TAMBÉM: Aviadoras homenageiam Rosemary Mariner

A Tenente Amanda Lee deverá passar agora pelo treinamento de adaptação às manobras dos Blue Angels, a ser realizado na base do grupo, em Pensacola. A expectativa é a de que passe a integrar as apresentações aéreas a partir de 2026.