AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil alcança integração de sistemas entre navio da Marinha e caça da Força Aérea

Uma nova era de integração das Forças Armadas está próxima. Foi o que evidenciou um teste realizado este mês que envolveu um caça F-5EM, da Força Aérea Brasileira, e o rebocador de alto-mar Tritão, da Marinha do Brasil. Tripulantes do navio conseguiram ver, em tempo real, dados de sensores do caça. Estações em solo, que poderiam ser operadas pelo Exército Brasileiro, também foram conectadas à rede de dados.

Tudo isso foi possível por meio do Sistema Link-BR2, tecnologia da AEL Sistemas criada para ampliar a integração dos aviões de combate à rede de comando e controle. Os testes, que acontecem no Rio Grande do Sul, fazem parte da fase final de integração do sistema e representam um marco significativo na evolução das comunicações militares no Brasil.

O Link-BR2 é um sistema de C4I (Comunicação, Comando, Controle, Computação e Inteligência) que utiliza criptografia para proteger as informações e garantir que elas sejam acessíveis apenas a usuários autorizados. O sistema suporta múltiplos modos de comunicação, incluindo voz e dados, e foi projetado para operar eficazmente em condições adversas, como um cenário de batalha. O Link-BR2 também se encontra em fase final de integração com a frota de F-39 Gripen.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho