AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Brasil cede sistema de controle aéreo para o Paraguai

Brasil cedeu tanto o sistema como uma estação de trabalho
image_pdfimage_print

Substituído pelo sistema Sagitário nos controles brasileiros, o sistema X-4000 será adotado pelo Paraguai para a implantação do controle de aproximação (APP) Guarani, na Ciudad del Leste, localidade que faz fronteira com Foz do Iguaçu. O sistema deverá estar operacional em abril.

Os controladores paraguaios vão trabalhar com uma estação que estava anteriormente instalada no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), e que já foi transportada para o Paraguai em uma aeronave C-130 da FAB. O Brasil dará ainda cursos para capacitação na área de segurança operacional e gerenciamento de fluxo.

A ajuda ao país vizinho é fruto de um acordo de cooperação entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC). A ideia é fortalecer o espírito de confiança e cooperação entre os países na área de Defesa de forma colaborativa, tendo como base assuntos de interesse comum e levando em conta os benefícios e vantagens resultantes do apoio logístico entre os países.

Um dos resultados será o melhor controle do espaço aéreo do lado paraguaio da fronteira. O país vizinho, ao adotar o sistema brasileiro, também deixou de adquirir equipamentos de outros países.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros