AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA DOS ARQUIVOS DE ASAS

Brasil comemora 75 anos de vitória militar

L-4H da 1º ELO
image_pdfimage_print

Hoje, dia em que o Brasil comemora os 75 anos da conquista do Monte Castello, a mais feroz batalha travada pela Força Expedicionária Brasileira durante a campanha na Itália, a Revista ASAS lembra a pouco comentada, porém heroica 1º Esquadrilha de Ligação e Observação (1º ELO).

A 1º ELO empregava os leves e frágeis L-4H nas difíceis tarefas de observação, reconhecimento e apoio aos tiros de artilharia. Do alto, o trabalho permitiu o avanço de tropas sobre os pontos exatos onde se concentravam as forças nazistas.

E eram missões arriscadas. O Piper L-4H não levava armamentos. Eram monomotores com apenas 65 hp de potência e velocidade máxima de 121 km/h. Somente duas pessoas iam a bordo: em geral, um piloto da Força Aérea Brasileira e um observador do Exército Brasileiro. Oficiais britânicos também voaram como observadores, o que rendeu elogios à unidade da FAB.

Ao todo, a 1º ELO voou 684 missões de guerra, totalizando 1.282h50min em combate, se envolvendo diretamente nas batalhas de Monte Castelo, Montese, Belvedere, Vignolle, Montello, Montebufone e La Serra.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros