AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil poderá comprar Black Hawk com motores já desatualizados

UH-60 Black Hawk. Foto: Richard Barker

A autorização do governo dos Estados Unidos para o Brasil adquirir 12 helicópteros UH-60M Black Hawk, além de equipamentos e armamentos, por até US$ 950 milhões, pode representar a venda de motores já com substituição planejada. Enquanto a oferta ao Brasil inclui 34 unidades do T700-GE-701D, nos Estados Unidos foi iniciado o processo para adotar os novos T901 Improved Turbine.

Os novos motores a serem adotados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, também fabricados pela General Electric, devem proporcionar maior performance e alcance aos Black Hawk de lá. Além disso, haverá ganho em termos de economia de combustível, com custos operacionais mais baixos.

Novos motores já estão prontos para testes com helicópteros Black Hawk

O primeiro par de T901 já está pronto para ser instalado em um Black Hawk de testes. Uma segunda aeronave vai se juntar à campanha para certificação. Dependendo do prazo necessário para o Brasil fechar o contrato e receber as aeronaves, o novo modelo já poderá em serviço.

Vale salientar que, mesmo com a compra, o Brasil não teria participação neste projeto de desenvolvimento. Diferentemente do que ocorre em outros processos de compra de aeronaves militares pelo Brasil, do F-39 Gripen aos C-105 Amazonas, passando pelos helicópteros H-36/HM-4/UH-15, o possível contrato para novos Black Hawk não incluem cláusulas de compensações industriais, econômicas ou tecnológicas, os chamados projetos de offset.

Manutenção

Além disso, a operação de aeronaves fabricadas pela Sikorsky no Brasil enfrenta há décadas um empecilho: a fabricante norte-americana nunca criou um centro de manutenção a altura dos seus principais concorrentes, como a Leonardo e a Airbus. No caso do Black Hawk, a Sikorsky tem uma conduta diferente. A empresa assina contratos de suporte logístico com seus clientes e há oficinas autorizadas a realizar serviços, porém, não um centro de manutenção comparável ao que os concorrentes oferecem.

Foto: Johnson Barros / FAB

A situação gera incômodo nas Forças Armadas, sobretudo porque modelos da Sikorsky estão em serviço há décadas por aqui: os primeiros foram os H-19D Chickasaw, comprados pela FAB em 1958 para cumprimento de missões de busca e salvamento com o Esquadrão Pelicano. Hoje, a família Black Hawk e Sea Hawk está em serviço com as três forças.

Agora, a autorização para compra concedida pelos Estados Unidos, solicitada pelo governo brasileiro, tem como objetivo substituir tanto os quatro UH-60L Black Hawk, designados HM-2, em serviço com o Exército Brasileiro desde 1997, quanto oito helicópteros HM-3 Super Puma em serviço desde 2002.

Sobre o autor

Redação

Comentário

  • Bem, eu tive uma breve “passagem” no “mundo da manutenção de helicópteros”, pelas “impressões” que colhi (E claro que e SUPERFICIAL, não precisa me “detonar” por isso), embora o MERCADO seja em grande medida dos Europeus, quando o ASSUNTO E IMPORTANTE (Confiabilidade em Situações Críticas), a Sikorsky e melhor Cotada…
    Devido a facilidade de acesso ao FORNECEDOR, e que suas “Oficinas Autorizadas” estão “dando conta” do Serviço, e possível que eles não achem necessário o Investimento para montar um Grande Centro de Manutenção deles, eu encaro como uma “Demostração de Confiança” nos seus Parceiros Brasileiros, pois INEVITAVELMENTE, a Abertura desse “Centro” iria Subtrair os Clientes de seus Parceiros de Serviço (Talvez haja até uma Cláusula sobre isso nos Contratos).
    Agora se as F.A.s brasileiras se sentem mais “Seguras” com um GRANDE CENTRO de Manutenção, como todas elas usam o Blackhawk, podiam se Cotizar para Criar um CENTRO PRÓPRIO PARA AS AERONAVES MILITARES, com profissionais de todas elas e contratados civis experientes, e eles poderiam até “pegar serviços” de aeronaves militares do mesmo tipo de outros países vizinhos e da África (Como de vez em quando eu presenciei), pois me parece que o Mercado Civil já e bem servido pelas Oficinas Brasileiros.

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!

Carrinho