Fortaleza (CE) recebe até amanhã o 4º Fórum Mundial da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) – IWAF/4 2018 (The Fourth ICAO World Aviation Forum).
Participam cerca de 60 países representados por autoridades governamentais responsáveis pelas áreas de aviação, transporte, infraestrutura, finanças, economia e turismo, além de parceiros ligados a setores industriais e financeiros.
O evento tem como tema “Promovendo investimento para o desenvolvimento da aviação”.
Na cerimônia de abertura, o Diretor-Presidente da Agência Nacional e Aviação Civil (ANAC), José Ricardo Botelho, destacou o importante papel do Brasil no desenvolvimento da aviação na região da América Latina. “O transporte aéreo no Brasil apresenta um enorme potencial de crescimento e está entre os cincos maiores mercados domésticos do mundo”, ressaltou.
O discurso do Diretor-Presidente foi seguido pelo Diretor Geral da Comissão Latino-americana de Aviação Civil (CLAC), Juan Carlos Salazar, que reforçou o comprometimento da Comissão com o desenvolvimento regional do setor de aviação civil. O presidente do Conselho da OACI, Bernard Aliu, destacou a importância da aviação para melhoria da vida da população. “A aviação conecta países com seus mercados regionais e globais, o que melhora os benefícios e as escolhas dos consumidores, fomenta a criação de empregos e estimula o turismo e comércio”, declarou.
A cerimônia foi encerrada pelo discurso do Ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, que disse que o Fórum era uma oportunidade única para promover o diálogo entre um público seleto. O Ministro lembrou o apoio brasileiro à iniciativa da OACI, “No country Left Behind” (NCLB – Nenhum país deixado para trás).