AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil tem recorde de exportações de defesa

Foto: Johnson Barros / Força Aérea Brasileira

A Base Industrial de Defesa (BID) brasileira comemora um recorde: pela primeira vez, o Brasil superou a marca de 1,5 bilhão de dólares de exportações em um ano. E a meta do Ministério da Defesa é fechar o ano acima de 2 bilhões em vendas para o exterior.

Os números foram apresentados hoje (8 de dezembro) durante coletiva de imprensa realizada durante a Mostra BID Brasil, que acontece nesta semana em Brasília. O Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, ressaltou que o setor hoje representa cerca de 4,8% do Produto Interno Bruto nacional e gera quase três milhões de empregos. “O Brasil possui uma indústria de defesa pujante e em expansão”, afirmou.

Hoje, o Ministério da Defesa tem 146 empresas cadastradas como parte da BID. O portfólio brasileiro é composto por aeronaves, embarcações, sistemas cibernéticos, radares, sistemas de comunicações seguras e armamentos, dentre outros produtos.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Roberto Gallo, eventos como a mostra BID Brasil são relevantes por setor porque aproximam as empresas brasileiras de potenciais clientes. “É importante que se estabeleça uma relação de confiança entre as partes”, explicou.