AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil vai contratar 16 aviões e 8 helicópteros para combate a incêndios

Foto: MMA
image_pdfimage_print

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), vai investir R$ 115 milhões na contratação de horas de voos de aviões e helicópteros a serem empregados no combate a incêndios florestais em unidades de conservação federais e seus entornos. O Pregão Eletrônico Nº 16/2021 terá abertura de propostas na próxima segunda-feira, dia 14.

O objetivo da contratação é apoiar as equipes de solo em ocorrências dentro do período de emergência ambiental da temporada da seca. O comunicado emitido pelo Ministério fala tanto em apoio logístico quanto em transporte de água. O MMA informou também que serão 16 aviões e até 8 helicópteros, sendo citado especificamente o modelo Air Tractor, apesar de o processo licitatório estar no início.

Os aviões devem ser distribuídas entre as bases de Cuiabá (MT), Brasília (DF), Santana do Riacho (MG) e Lençóis (BA) e poderão ser utilizados para reforçar o combate ao fogo em qualquer outra área do território nacional. Serão contratadas 500 horas de voo dos aviões. Este número é 60% maior que a contratação anterior do mesmo tipo feita pelo ICMBio.

Já os helicópteros, com tipo não citado no comunicado emitido, porém com a informação de que serão “até 8” unidades, terão 420 horas contratadas. As aeronaves serão distribuídas entre as bases de Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). A missão será alcançar áreas de difícil acesso, deslocar servidores e cargas com maior agilidade e apoiar o monitoramento aéreo das áreas protegidas.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 117

O Voo do Impossível

Parceiros