AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA MODELISMO

Caças e cores: nesta semana, 2 forças aéreas se destacaram com pinturas comemorativas

Foto: Royal Air Force

Hoje, 23 de setembro, a Arábia Saudita comemora sua data nacional: isso porque, há 91 anos, em 1932, houve a unificação do país. E uma das formas de comemorar foi com pinturas comemorativas nas aeronaves da força aérea.

Quatro caças receberam marcas comemorativas para os 91 anos da Arábia Saudita: um F-15C Eagle, um Tornado GR4, um Eurofighter Typhoon F2 e um F-15S Eagle (versão do Strike Eagle). Um Airbus A330MRTT também entrou nas comemorações.

Foto: Royal Saudi Air Force

Reino Unido

Para comemorar os 81 anos da Batalha da Inglaterra, lembrada a cada 15 de setembro, a Royal Air Force adotou uma pintura especial em um dos caças Eurofighter do RAF Typhoon Display.

Antes das comemorações, o caça fez um voo de demonstração próximo aos White Cliffs, no litoral inglês, cenário onde caças como o Hurricane e Spitfire passavam para combater a ameaça nazista.

De acordo com a RAF, além das fotos, a missão também serviu para treinar uma missão típica da Batalha da Inglaterra: a interceptação de alvos a baixa altura. A aeronave está baseada em Coningsby, e tem como principal missão a defesa do espaço aéreo das ilhas britânicas.

Apesar de ter durado 3 meses e 3 semanas, entre 10 de julho e 31 de outubro de 1940, a chamada Batalha da Inglaterra é anualmente lembrada em 15 de setembro. Isso porque naquele dia, em 1940, cerca de 1.120 aeronaves atacaram o Reino Unido, sendo repelidas por 630 caças. O resultado foi de 60 aeronaves nazistas abatidas e 20 seriamente danificadas, contra 28 britânicas destruídas.