AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

China dá prêmio de design para criador do “Copy Hawk”

image_pdfimage_print

Apelidado de “Copy Hawk” por analistas ocidentais por conta das semelhanças com o norte-americano Black Hawk, o helicóptero chinês Harbin Z-20 foi premiado na cerimônia do Aerospace Laureate Awards, realizado em 18 de novembro, em Pequim. Deng Jinghui, designer chefe do projeto, ganhou o prêmio de “Pioneiro em Tecnologia”.

Por um lado, a China teve acesso a helicópteros Black Hawk a partir de 1983, quando o país adquiriu 24 Sikorsky S-70, versão civil da aeronave, mas as transferiu para o Exército. Por outro, apesar do aspecto semelhante ao Black Hawk, o Z-20 tem diferenças, como o rotor de cinco pás (são quatro no norte-americano), o controle por fly-by-wire e mudanças na fuselagem.

Para os chineses, o Harbin Z-20 é o seu helicóptero mais moderno, sendo capaz de operar em cenário naval e também nas montanhas, tendo sido testado a 7 mil metros de altura. O modelo entrou em serviço em outubro de 2019.

O peso máximo e decolagem é de aproximadamente 10 toneladas, sendo possível levar até 4 toneladas de carga ou uma fração de tropa composta por até 15 componentes. A velocidade máxima chega a 360 km/h e o alcance é de 550 km. Além da versão básica Z-20, há o Z-20J, especializado em busca e salvamento naval, e o Z-20F, de guerra anti-submarino.

LEIA TAMBÉM: China tem novos helicópteros para guerra naval

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentário

  • A China tá virando especialista em reengenharia, já fizeram cópias do UH-60 e E-2, logo eles estarão lançando versões atualizadas do F-14 e F-4, com grande interesse do Irã para adquirir para substituir as suas diminutas e velhas frotas do ainda conservados Tomcat e Phantom II.

Clique aqui para comentar

Lançamento! ASAS 115

O Voo do Impossível

Parceiros