AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

China tem novos helicópteros para guerra naval

image_pdfimage_print

Contas chinesas em redes sociais publicaram fotos do que parecem ser novas versões do helicóptero Harbin Z-20. A primeira, possivelmente designada Z-20F, é uma versão de guerra antisubmarino (ASW). Já o Z-20J é um utilitário. Ambos devem operar a bordo da crescente frota daquele país.

LEIA TAMBÉM: China terá novo porta-aviões até o fim do ano

Aos olhos ocidentais, o Z-20F lembra o MH-60R da US Navy. Sua configuração inclui um radar de busca de superfície sob o cockpit, asas para armas e outros equipamentos e um sensor eletro-óptico / infravermelho (EO / IR) montado na frente da cabine. O Z-20J é mais simples, priorizando as missões de transporte, busca e salvamento, tal como o norte-americano MH-60S.

Norte-americano MH-60R

Os helicópteros chineses, assim como os norte-americanos, têm a roda traseira montada na base da cauda, ​​para facilitar o manuseio a bordo dos navios. O Z-20 de em uso pelo Exército da China tem sua roda traseira localizada no final da cauda.

LEIA TAMBÉM: Meta chinesa: reforçar (ainda mais) suas forças armadas até 2027

Porém, há diferenças. A principal é que os norte-americanos MH-60 têm rotores de quatro pás, enquanto os chineses Z-20 têm cinco pás. O Z-20 também teria sistema de fly-by-wire, mais avançado que os controles tradicionais. Os motores locais WZ-10 também são mais de 25% mais potentes que os T700 dos MH-60.

Z-20F

Vídeo mostra helicópteros Z-20 do Exército da China:

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros