AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Coreia do Norte vai receber novos caças

Foto: Agência Estatal da Coreia do Norte

O envio de tropas da Coreia do Norte para auxiliar a Rússia contra a Ucrânia trará retornos para o regime de Kin jong-Un. Caças Su-27 Flanker e MiG-29 Fulcrum devem ser recebidos para reforçar a defesa do país, que vive um nível de tensão cada vez maior contra a Coreia do Sul.

A Coreia do Norte já conta com um número desconhecido de caças MiG-29, além de modelos MiG-23 e de aviões de ataque Su-25. Há, ainda, esquadrões de jatos MiG-21 e de sua versão chinesa, o F-7.

Praticamente todas as notícias oficiais da Coreia do Norte destacam o ditador Kim Jong-un, e não o assunto em si

Em 2023, ditador Kin jong-Un chegou a visitar a fábrica da Sukhoi em Komsomolsk-on-Amur, onde viu de perto os novos caças Su-35 Flanker e Su-57 Felon. Isso alimentou especulações sobre a transferência desses caças, de quarta e quinta geração, respectivamente. Porém, a Rússia está focada em produzir novas aeronaves para suas próprias necessidades.

Há de se considerar que a transferência dos MiG-29 e Su-27 ocorre no contexto em que a Rússia procura modernizar suas próprias forças armadas, além de cumprir eventuais contratos de exportação. É possível que a Coreia do Norte receba aeronaves desativadas que tenham sido substituídos por modelos mais novos.

Vale ressaltar que a Coreia do Norte também está recebendo sistemas antiaéreos modernos.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentário

  • Na mente do gnomo socialista foi uma pechincha. Caças novos em troca de milhares de soldadinhos descartáveis (na mente dele) para servirem de alvo ucraniano.

Clique aqui para comentar

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho