AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

COVID: RAF garante imunização total de ilha estratégica

Cargueiro A400M leva vacinas para a Ilha de Ascenção Foto: Royal Air Force
image_pdfimage_print

Com apenas 800 habitantes, a grande maioria militares e funcionários de empresas que prestam serviços para as forças armadas, a ilha de Ascensão se tornará a primeira localidade do mundo a ser 100% imunizada contra a Covid-19. Um avião A400M da Royal Air Force pousou no local com as doses da vacina Oxford AstraZeneca.

A ilha é estratégica. Localizada a 1.600 km da costa da África e a 2.300 km da costa do Brasil, conta com uma pista asfaltada de 3.054 metros. Isso permite ser uma opção de pouso para aeronaves com problemas, como um Boeing 777 da Delta Airlines que aterrissou no aeródromo em janeiro de 2013, ao apresentar problemas no motor durante a viagem entre Johannesburg e Atlanta.

Uma pista de pouso dessas dimensões no Atlântico também tem outros objetivos. A Base Aérea da Royal Air Force construída ali em 1942 é o principal ponto de apoio às operações no Atlântico Sul, tendo sido utilizada quarenta anos depois como local de operação de jatos Vulcan que atacaram alvos argentinas no arquipélago das Malvinas.

Ilha de Ascenção durante a Guerra de 1982
Foto: Royal Air Force

A ilha de Ascensão também conta com militares dos Estados Unidos, da US Space Force. Ali, monitoram o lançamento de mísseis balísticos e operam uma antena do sistema GPS.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros