AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Curitiba ou Barueri podem receber nova fábrica de helicópteros SH09

image_pdfimage_print

Apresentado ao mercado como um monomotor com capacidades de um bimotor, o helicóptero SH09 poderá ser fabricado no Brasil, em uma futura instalação a ser construída em Curitiba ou em Barueri, na grande São Paulo. Prometendo uma relação de custo-benefício sem paralelo no mercado, o SH09 criou uma expectativa tão grande no mercado que a gigante italiana Leonardo decidiu comprar a Kopter, criadora da aeronave.

Apesar da negociação, a Kopter, deverá manter seu nome e sua marca no mercado. E, segundo fontes ouvidas por ASAS, o presidente da empresa, Christian Grass, que no passado foi presidente da Helibras, reafirmou que seguem inalterados os planos para o Brasil.

Assista ao vídeo promocional do helicóptero:

Porém, trazer uma fábrica para o Brasil dependeria de um investimento a ser feito por investidores brasileiros, o que aparentemente vem demonstrando ser um desafio apreciável.

O SH09 tem caraterísticas de cabine comparáveis aos helicópteros bi turbinas médios, como levar até 8 passageiros e ter redundância de sistemas. A aeronave tem alcance de 800 km, velocidade de 140 nós (260 km/h) e capacidade de carga externa de 1.500 Kg. Ao mesmo tempo, o SH-09 apresenta custos operacionais menores por ser monoturbina.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros