AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Líder do mercado de helicópteros compra concorrente

Kopter SH09
image_pdfimage_print

A gigante italiana Leonardo, atualmente líder mundial no mercado de helicópteros, anunciou a aquisição da fabricante suíça Kopter. O foco do negócio é o SH09, modelo monomotor que pode se tornar um sucesso mundial, inclusive com planos para a instalação de uma fábrica no Brasil.

Antigamente chamada de Marenco SwissHelicopter, a Kopter tem como destaque o SH09, uma plataforma versátil e de custo/benefício sem paralelo no mercado civil. A Leonardo planejava projetar e comercializar uma aeronave do mesmo porte, mas a avaliação da companhia é que foi melhor adquirir o então concorrente.

Com caraterísticas de cabine comparáveis aos helicópteros bi turbinas médios, como levar até 8 passageiros e ter redundância de sistemas, o SH09 tem alcance de 800 km, velocidade de 140 nós (260 km/h) e capacidade de carga externa de 1.500 Kg. Ao mesmo tempo, o SH-09 apresenta custos operacionais menores por ser monoturbina.

A negociação teve seu valor divulgado: US$ 185 milhões mais transferências de recursos programadas de acordo com o sucesso do SH09. A incorporação ainda depende de aprovações, mas deve ser concluída no primeiro trimestre de 2020.

Além do SH09, a junção das empresas deve permitir a junção de esforços em áreas de tecnologias disruptivas, como motores híbridos e elétricos. Mesmo assim, a Kopter vai atuar como uma entidade legalmente autônoma.

“Com este acordo, confirmamos nosso compromisso com fortalecendo dos principais negócios da Leonardo e manter a nossa liderança em áreas-chave. Incorporaremos habilidades e tecnologias inovadoras que complementarão as nossa, o que vai contribuir para nos manter na vanguarda da inovação e da competitividade”, disse Alessandro Profumo, CEO da Leonardo.

A Leonardo já tem no seu portfólio de helicópteros modelos como o A129 Augusta, AW101 Merlin, AW109, AW119 Koala, Lynx e AW159 Wildcat, dentre outros.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros