AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Dois Tu-160 estabelecem recorde mundial de alcance e duração de voo

image_pdfimage_print

Dois bombardeiros estratégicos russos Tu-160 Blackjack bateram um novo recorde mundial de alcance e duração de voo, ao percorrerem uma distância superior a 20.000 quilômetros por mais de 25 horas. O feito aconteceu em setembro, mas não foi divulgada a data.

Ao longo dos voos, as aeronaves realizaram três reabastecimentos em voo, tendo sido utilizados seis Il-78 para esse apoio. Caças Su-35S escoltaram os Tu-160 em partes do voo. Caças de países da OTAN também acompanharam a missão, segundo informações divulgadas pelo comandante da aviação de longo alcance das Forças Aeroespaciais Russas, Tenente-General Serguêi Kobilach.

De acordo com o militar, o voo recordista sobrevoou águas neutras dos Oceanos Ártico e Pacífico, e dos mares de Kara, Laptev, Sibéria Oriental, Tchukotka e Barents. O recorde anterior de alcance e duração de voo também pertencia a um modelo Tu-160, que, em 2010, voou sem pousar por 24 horas e 24 minutos.

O Tu-160 é um bombardeiro de longo alcance, com asas de enflechamento variável, e capaciade de voar a até duas vezes a velocidade do som (Mach 2). A capacidade bélica máxima é de 45 toneladas. Atualmente, a Rússia possui pelo menos 18 dessas aeronaves em serviço.

Leia também: Rússia com mais bombardeiros estratégicos Tu-160 Blackjack

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros