Ontem, 29 de setembro, aconteceu no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), localizado no Aeroporto Campo de Marte, o Domingo Aéreo 2024.
O tradicional evento da capital paulista contou um dia ensolarado, quente, com presença massiva do público. E não faltaram atrações para estas pessoas que, mesmo por volta das 16h00, não paravam de chegar em grande número ao evento.
Em solo, o grande destaque para visitação foi o C-130 Hercules, adicionado ao acervo do PAMA-SP neste ano. A fila para visitação era imensa, ganhando do tradicional e sempre presente C-115 Buffalo. Além deles, o público também podia entrar e fotografar em um Bell UH-1 e em dois F-5EM, além de conferir diversas outras aeronaves expostas mas sem a possibilidade de entrar nestas.
Quanto as demonstrações aéreas, a edição deste ano contou com uma boa variedade de atrações, algo do qual o evento carecia há muito tempo. O céu azul e o tempo quente contribuíram para que a programação acontecesse normalmente, sem cancelamentos. Vale lembrar que no ano passado havia uma grade de programação extremamente variada, mas devido a chuva torrencial, algumas tiveram que ser canceladas – como a passagem do C-130 realizando REVO com dois F-5EM.
O grande destaque ficou para o sobrevoo do Airbus A320neo da LATAM Brasil, marcando o retorno da participação da aviação comercial no evento. Nos anos 1990, era comum o Domingo Aéreo receber passagens baixas dos Boeing 727 da Varig, dos Boeing 737 da Vasp, pousos e decolagens dos Electra II da Varig e dos Fokker 100 da TAM, além da inacreditável passagem baixa de um DC-10 da Varig Cargo.
O evento também contou com quatro apresentações do caça F-5EM, sendo a quarta e última apresentação uma surpresa totalmente fora da programação. A Esquadrilha da Fumaça também presenteou o público paulistano com duas apresentações, uma de manhã e outra no final da tarde. Por fim, a ACRO Brasil realizou pela primeira vez no Aeroporto Campo de Marte a apresentação “Moto e Aviao”, em parceira com o motociclista Italo Mendes.
Comentar