AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Embraer terá centro de manutenção de motores em Portugal

Foto: Rafael Luiz Canossa

Vistos sob as asas de aeronaves comerciais de nova geração, como a família Airbus A320neo, Airbus A220 e Embraer E190-E2 e E195-E2, os motores da linha GTF da Pratt & Whitney poderão contar em breve com serviços de manutenção realizados em Portugal. Os trabalhos serão realizados pela OGMA, empresa do grupo Embraer.

O projeto de industrialização e capacitação para realizar a manutenção do motor Pratt & Whitney GTF™ (Geared Turbofan) PW1100G-JM está programado para começar em 2021 e será desenvolvido nas próximas duas décadas. Ao longo do projeto, com maior incidência entre 2022 e 2023, prevê-se a criação de cerca de 300 postos de trabalho diretos altamente qualificados. A OGMA vai investir 74 milhões de euros, principalmente nos primeiros quatro anos do projeto.

Os motores GTF da Pratt & Whitney constituem uma nova geração de motores turbofan de alto bypass, que começaram a operar em 2016, permitindo operações com uma redução de até 16% no consumo de combustível, até 75% nas emissões de ruído e entre 50 a 75% das emissões de CO2 e NOx em comparação com a geração anterior de motores. A presença no mercado é forte: a OGMA espera triplicar o volume de receitas da empresa e chegar ao patamar de 600 milhões de euros anuais ao longo das próximas décadas.

Fundada a 29 de junho de 1918, a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. – assenta a sua atividade em duas áreas de negócio: Manutenção, Reparação e Revisão Geral de Aeronaves e de Motores e Componentes de Aviação Civil e de Defesa, e Fabrico e Montagem de Aeroestruturas para aeronaves civis e militares. Desde a privatização, concretizada em 2005, a OGMA é detida em 65% pela Airholding SGPS (100% Embraer) e em 35% idD Portugal Defence (100% Estado Português).

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