O Ministério da Defesa Nacional da Lituânia anunciou a seleção do Embraer KC-390 Millennium como a aeronave de transporte militar de próxima geração do país. Agora, começam as negociações para a assinatura do contrato, com definição de números.
Trata-se de mais uma país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a selecionar o avião desenvolvido e produzido no Brasil, depois de Portugal, Hungria, Países Baixos, República Tcheca, Suécia e Eslováquia. Além desses países da aliança militar, Coreia do Sul, Áustria e o próprio Brasil também selecionaram o KC-390.
“Estamos honrados por termos sido selecionados pelas autoridades lituanas. Esta seleção reflete o compromisso da Embraer em fortalecer as capacidades de defesa de seus parceiros na Europa. Nesse sentido, o C-390, com sua versatilidade, desempenho e interoperabilidade com a OTAN, é a plataforma ideal — prontamente disponível para realizar as missões mais exigentes”, afirma Bosco Da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.
Comentar