AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Empresa brasileira encomenda 50 “carros voadores” da Embraer

image_pdfimage_print

Fundada em 1972 para voos de turismo na área das Cataratas do Iguaçu (PR), a Helisul Aviação conta hoje com 50 aeronaves e deve se tornar a primeira empresa brasileira a operar “carros voadores”, chamados formalmente de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL). As entregas estão previstas para começar em 2026.

O anúncio foi feito hoje pela Embraer, que criou a Eve Urban Air Mobility, companhia especializada nesse tipo de tecnologia. A parceria com a Helisul terá foco em criar uma estratégia de preparação do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, em inglês) no Brasil.

Nos últimos anos, Eve e Helisul têm colaborado para criar em conjunto soluções de Mobilidade Aérea Urbana, aproveitando a infraestrutura de táxi aéreo existente no Brasil – uma das maiores do mundo – para o uso dos eVTOL da Eve. As empresas agora planejam iniciar a parceria trabalhando numa prova de conceito (POC, em inglês), utilizando helicópteros para validar parâmetros que poderão ser aplicados às futuras operações do eVTOL.

A parceria visa criar um ambiente seguro e escalonável para a expansão, incluindo maximizar a acessibilidade e inclusão em “vertiportos” e nas operações de embarque do eVTOL.

Sobre o autor

Redação

Comentário

  • Parabéns aos pensadores engenhosos da EMBRAER!
    Soluções criativas para locomover-se com rapidez e desembaraço são sempre bem-vindas!

Clique aqui para comentar

Lançamento! ASAS 119! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros