A empresa brasileira Atech, do grupo Embraer, ganha destaque na Airspace World 2025, feira de tecnologias de aviação que acontece até o dia 15 de maio em Lisboa, Portugal. O foco está voltado para um conjunto de soluções para gerenciamento e controle do espaço aéreo.
Entre as novidades, a empresa apresenta seu mais recente caso de sucesso: a Single Air Traffic Management Platform (SingleATM Platform) e o IFPPMS (Integrated Flight Plan and Flow Management System), que está em operação plena desde 2024. Ambos os sistemas foram desenvolvidos em parceria com o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o provedor de serviços de
navegação aérea no Brasil.
A SingleATM Platform é uma estrutura de hardware e software para hospedar sistemas críticos de ATM, baseada em serviços e arquitetura aberta, sustentada por cinco pilares: capacidade, eficiência, ambiente operacional, segurança operacional e segurança de software. Essa plataforma tem como objetivo reduzir os custos de expansão, integração e manutenção, além de aumentar a interoperabilidade entre os sistemas de ATM.
Ela também eleva o nível de cibersegurança dos sistemas ATM, atendendo aos padrões internacionais. A SingleATM Platform pode ser hospedada em hardware local (on-premises) ou em nuvem privada ou pública.
Já o IFPPMS (Integrated Flight Plan and Flow Management System) foi criado pela Atech para que os provedores de serviço de gerenciamento do espaço aéreo possam oferecer às companhias aéreas comerciais e à aviação geral uma forma tecnológica e simplificada de planejar e preencher seus planos de voo. O sistema garante que esses planos estejam em conformidade com os regulamentos, passando por todas as etapas de aprovação e sendo viáveis para as operações diárias de ATFM (Air Traffic Flow Management). O resultado é o aumento da eficiência no processamento de planos de voo e no gerenciamento de fluxo para todo o espaço aéreo.
Por fim, o sistema de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para o gerenciamento de operações de Urban Air Traffic Management (UATM) foi desenvolvida em parceria com a Eve Air Mobility – uma subsidiária da Embraer.
Comentar