ESPAÇO

Empresa da China faz teste com foguete reutilizável

A iSpace, empresa chinesa especializada em sistemas aeroespaciais, realizou neste domingo (10) o primeiro teste do seu foguete reutilizável. O Hyperbola-2 voou por 63,15 segundos, tendo alcançado uma altitude máxima de 343,12 metros e realizando um pouso suave a uma velocidade de 1,1 metros por segundo.

O teste atestou a capacidade de reutilização total do foguete. Também permitiu a validação do sistema de recuperação, das normas e dos padrões estabelecidos para a operação. O foguete tem capacidade de colocar até 1,9 toneladas de carga útil. Sua tecnologia, porém, será melhor aproveitada pelo futuro Hyperbola-3, com capacidade para até 8,5 toneladas de carga útil. Também há estudos na área de turismo espacial.

O passo dado pela iSpace é visto na China como um marco para o país oferecer opções comerciais semelhantes às atualmente apresentadas pela norte-americana Space X. O foco é ter serviços mais baratos para o envio de cargas úteis ao espaço. O destaque é o fato de a empresa ter sido fundada há apenas sete anos. 

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho