AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

EUA levam caças F-22 para quatro países em uma semana

F-22 Raptor dp Demonstration Team durante o Arctic Thunder Open House na Joint Base Elmendorf-Richardson, no Alasca, em 21 de julho de 2024. Foto: Rivera Rosado

Os Estados Unidos utilizam cada vez mais seus caças F-22 Raptor em movimentos estratégicos para demonstração de força. Somente na última semana, quatro países receberam aeronaves do tipo: Indonésia, Brunei, Filipinas e em alguma localidade no Oriente Médio.

No caso da turnê no leste asiático, quatro caças F-22 da Base Aérea de Langley, no leste dos EUA, após participarem do exercício Pitch Black, na Austrália, foram direto para a base aérea de I Gusti Ngurah Rai, na Indonésia. Foi a primeira vez que os F-22 chegaram ali, feito ocorrido em 6 de agosto.

Foi informado que houve um “treinamento” com militares da Indonésia, ainda que não tenha sido especificado qual. Os F-22 também fizeram um reabastecimento do tipo “hot-pit”, quando os motores sequer são desligados.

F-22 Raptor do Demonstration Team. Foto: Julia Lebens)

No mesmo dia, os caças foram para a base aérea de Rimba, no Brunei. Ali ficaram três dias em exposição estática. Os militares norte-americanos conduziram briefings e tours, apresentando capacidades dos seus jatos. Foi a primeira vez que os F-22 foram ali, cinco meses após a visita de caças F-35, também dos Estados Unidos.

Enquanto isso, uma segunda esquadrilha de caças F-22 de Langley, formada por seis caças, chegou à base de Basa, nas Filipinas, em 8 de agosto. Foi confirmado que houve treinamentos aéreos ao lado dos caças FA-50 Golden Eagle do país, repetindo a atividade realizada dois anos atrás.

No mesmo dia, uma terceira esquadrilha, possivelmente composta por doze F-22 Raptor, foi levada da base aérea de Elmendorf-Richardson, no Alasca, para uma localidade não divulgada no Oriente Médio. As aeronaves fizeram uma escala no Reino Unido e, com apoio de reabastecimento em voo, foram direto ao local.

Autoridades dos Estados Unidos afirmaram que a presença dos F-22 no Oriente Médio é uma forma de mostrar poder frente ao Irã, que estaria prestes a atacar Israel. 

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentário

  • Ei amigo Beto Luquesi eu gostei da reportagem sobre o envio de uma ala aeria da U.S.A.F para Rimba em Brunei como forma de cooperação e treinamento para os pilotos americanos e da força aérea de Brunei como uma cooperação entre esses países muito interessante.

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho