AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

EUA vão reforçar defesa aérea no Japão com caças F-35A e F-15EX

F-15EX ainda em testes na Eglin Air Force Base, em 2021. Foto: Samuel King Jr.

A retirada da frota de caças F-15C/D Eagle da Base Aérea de Kadena, no Japão, foi vista no ano passado como um recuo tático da United States Air Force (USAF) no Pacífico. No início de julho, porém, o Pentágono fez um anúncio no sentido contrário: as bases de Kadena e de Misawa, ambas no território japonês, vão receber caças F-35A e F-15EX Eagle II.

Kadena será, portanto, a primeira base aérea na região do Pacífico a receber caças F-15EX Eagle II, versão bastante avançada da aeronave de superioridade aérea. Já Misawa será a segunda, fora do território dos Estados Unidos, a receber caças F-35A da USAF de maneira permanente, atrás de Lakenheath, no Reino Unido. A USAF também manterá uma frota de caças F-16 no Japão.

Caças F-35A da USAF. Foto: Leah Ferrante

Ambas as bases já têm recebido diversos deslocamentos de aeronaves norte-americanas, incluindo os caças F-22 Raptor. Kadena está localizada na ilha de Okinawa, a cerca de 650 km da costa da China e 700 de Taiwan. Já Misawa está no norte do Japão, mais próximo da Rússia e da Coreia da Norte. Já em Iwakuni há uma base do US Marine Corps com caças F-35B Lightning II.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho