AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Pela primeira vez, Esquadrão de KC-390 será comandado por uma mulher

Major Joyce de Souza Conceição será a primeira mulher a comandar o Esquadrão Gordo. Foto: FAB

O 1º/1º Grupo de Transporte, Esquadrão Gordo, da Força Aérea Brasileira (FAB), será comandando pela primeira vez por uma militar do sexo feminino. A Major Joyce de Souza Conceição foi confirmada na missão durante a reunião do Alto Comando da Aeronáutica, realizada em 9 de julho de 2024.

Natural de Manaus (AM), ela se formou oficial da FAB em dezembro de 2006, sendo uma das 11 integrantes da primeira turma de pilotos mulheres da FAB. Após se formar como aviadora de transporte, em 2007, voou durante quatro anos em aeronaves C-98 Caravan e C-97 Brasília na região Norte do País.

Já como 1º Tenente, em 2012, Joyce de Souza Conceição se tornou a primeira aviadora do Brasil apta a pilotar uma aeronave de transporte C-130 Hércules. Havia chegado ao Esquadrão Gordo, onde passou a realizar missões cada vez mais complexas. Em 2016, no posto de Capitão, ela se tornou a primeira mulher mulher brasileira a pousar na Antártica. Em 2021, já no posto de Major, tornou-se a Oficial de Operações do Esquadrão.

Em 2022, a unidade aérea passou a ser a segunda a operar o KC-390 Millenium, aeronave desenvolvida e fabricada pela Embraer para substituir os C-130. Já a Major Joyce estava lotada no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. A expectativa é a de que seja promovida a Tenente-Coronel ainda em 2024.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho