O Cazaquistão será o nono país a operar o Airbus A400M Atlas. Foi fechada a compra de duas unidades, previstas para chegar a partir de 2024.
Ex-república soviética, o país tinha sua aviação de transporte composta basicamente por modelos Antonov, atualmente ucranianos. Porém, hoje, a espinha dorsal logística é formada por oito C295, também da Airbus.
Já o relacionamento com a Rússia continua bom: o Cazaquistão é tradicional operador de material militar russo, como os caças Fulcrum e Flanker, muitos recebidos após a dissolução da URSS. A compra do A400M, porém, é vista como uma derrota para os chineses, que conseguiram a venda de um único Shaanxi Y-8F para o Cazaquistão.
Com a venda de dois A400M, a empresa europeia comemora um total de 176 pedidos firmes do modelo, dos quais mais de 100 já foram entregues. O Cazaquistão se une a uma lista de operadores que inclui Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Reino Unido, Malásia e Turquia.