Exército do Iraque seleciona Caracal

O Exército do Iraque assinou um contrato para a aquisição de doze novos helicópteros H225M Caracal, da Airbus. São aeronaves semelhantes às utilizadas pelas Forças Armadas Brasileiras (H-36 na FAB, UH-15 na Marinha e HM-4 no Exército.

A compra iraquiana chama a atenção pelo modelo europeu superar opções norte-americanas, como o Sikorsky Black Hawk. Fez a diferença a capacidade de transporte do Caracal: é possível levar até 28 militares armados em sua configuração de transporte de tropa.

Ainda assim, o Exército do Iraque mantém os Estados Unidos como principal fornecedor de aeronaves militares da atualidade, destacando-se a frota de 32 caças F-16C/D Fighting Falcon. No caso de helicópteros, estão em recebimento quinze Bell 505 Jet Ranger e 35 Bell 407M, ambos modelos mais leves.

Já o H225M tem recebido maior destaque internacional. Além das 50 unidades compradas pelo Brasil, também houve vendas para Hungria, Indonésia, Kuwait, Malásia, México, País Baixos, Singapura, Tanzânia e Tailândia, além da França. A aeronave foi anteriormente denominada de EC725.

Humberto Leite

Autor

Edições de Asas

CUPOM: ASAS25 (50% de desconto na nossa loja!) DESCONTO VÁLIDO ATÉ O DIA 22/04

Contato

Email: atendimento@edrotacultural.com.br

Telefones: (11) 2193-2044

 WhatsApp: (11) 9.8250-5919

Cartas para a Redação: enviar mensagem para o nosso WhatsApp.

Editora Rota Cultural, 2026 – Todos os Direitos Reservados – Site desenvolvido por Estúdios Labirinto.