AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Exército faz treinamento de antiaérea com tiros reais

Foto: Exército Brasileiro
image_pdfimage_print

O Exército Brasileiro realizou ao longo desta semana disparos reais de armamentos antiaéreos. O exercício Sagitta Primus II foi coordenado pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª BdaAAAe) e reuniu cerca de 500 militares no campo de instrução de Formosa, cidade goiana vizinha do Distrito Federal.

Foto: Exercito Brasileiro

Os tiros reais foram executados com canhões de 40mm Bofors, blindados Gepard, míssil portátil Igla-S e míssil telecomandando RBS 70. Foi utilizado também um sistema de controle e alerta composto pelo radar SABER M-60, capaz de localizar aviões, helicópteros e aeronaves remotamente pilotadas com um alcance de até 60km, e pelo Centro de Operações de Artilharia Antiaérea, que tem a finalidade de controlar eletronicamente uma defesa antiaérea.

Foto: Exército Brasileiro

Participaram da operação todos os Grupos de Artilharia Antiaérea, o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Artilharia Antiaérea e sete Baterias de Artilharia Antiaérea orgânicas de Brigadas de Infantaria e Cavalaria. O exercício foi composto de cinco etapas: preparação, concentração estratégica, escola de fogo de instrução, demonstração e desmobilização. O objetivo da atividade foi adestrar as organizações militares no emprego do armamento antiaéreo e atualizar suas capacidades.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros