AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Governo cancela desfiles de 7 de setembro

Sobrevoo da Esquadrilha da Fumaça em Brasília durante desfile militar Foto: Cb Silva Lopes / Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

O Brasil não terá desfiles de 7 de setembro em 2020. A portaria que informa sobre a decisão, assinada pelo ministro Fernando Azevedo e Silva, está publicada na edição de hoje no Diário Oficial da União.

O texto destaca em função do contexto atual no mundo pela covid-19 não é recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação. Não é citada a possibilidade sequer de sobrevoos de aeronaves, como realizado em outros países, como na França e na Rússia, que privilegiaram o desfile aéreo por conta da pandemia.

“Determino aos Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas”, diz trecho da Portaria.

A decisão é válida para o mês de setembro. A Força Aérea Brasileira prevê um sobrevoo de um caça F-39E Gripen durante as comemorações do Dia do Aviador, em 23 de outubro, em Brasília (DF).

(Com informações da Agência Brasil)

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Promoção Relâmpago

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros