AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Gripen chega em setembro e participa das comemorações de 23 de outubro

O primeiro Gripen brasileiro já está em testes na Suécia. Em 2020 começarão os voos no Brasil
image_pdfimage_print

O primeiro caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira deverá voar pela primeira vez no país no dia 25 de setembro. A aeronave também deve participar das comemorações do Dia do Aviador, em 23 de outubro, em Brasília (DF). É o que está previsto na autorização para voos da aeronave no Brasil, a qual a Revista ASAS teve acesso.

De acordo com o documento, a Saab tem autorização para voar o Gripen E no Brasil entre os dias 25 de setembro e 31 de dezembro de 2025. O primeiro voo deve ser o traslado entre Navegantes (SC) e Gavião Peixoto (SP), onde devem ser realizados voos “esporádicos” em áreas de ensaio. A autorização também envolve o voo específico sobre Brasília no dia 23 de outubro, quando ocorrem as celebrações do voo pioneiro de Santos Dumont.

Conforme a Revista ASAS adiantou, essa primeira aeronave deverá chegar ao Brasil de navio. Será operada por funcionários da Saab e da Embraer, que vão realizar testes adicionais no caça. A entrega do primeiro Gripen para a Força Aérea Brasileira deve ocorrer no próximo ano.

Leia também: Você gosta de fotos de aeronaves?!

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Promoção Relâmpago

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros