AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

F-22 fora dos planos da USAF, A-10 permanece

Foto: Ryan Crane / USAF
image_pdfimage_print

O F-22 Raptor está fora dos planos da United States Air Force (USAF) para sua frota futura. É o que o Chefe do Estado-Maior, General Charles Quinton Brown Junior, disse à Jane’s no dia 12 de maio.

Segundo o militar, a frota de aviões de combate será reduzida a apenas quatro modelos: o Boeing F-15EX Eagle II, o Lockheed Martin F-16 Fightning Falcon, o Lockheed F-35A Lightning II e a futura plataforma do programa hoje chamado de Next Generation Air Dominance (NGAD).

Os aviões de ataque Fairchild-Republic A-10 Thunderbolt II devem ter também a vida útil ampliada com programas de modernização e troca de asas. Já os F-16 mais antigos devem ser substituídos por novos F-35A adicionais.

Ex-piloto de caças F-16, o General Charles Quinton Brown Junior tem trabalho no planejamento financeiro da USAF para os próximos anos. Por enquanto, ele informou não ser possível determinar o exato número de unidades de cada modelo de aeronave de combate para o futuro, nem quando haveria a retirada de serviço dos F-22, porém indica as metas para o futuro.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 117

O Voo do Impossível

Parceiros