Após perder para a Boeing o contrato para o desenvolvimento do futuro caça de sexta geração para os Estados Unidos, a Lockheed Martin propõe agora uma nova versão do caça F-35 Lightning II, chamado informalmente de F-35 Plus. Seria a primeira iniciativa de um caça da “geração 5.5”.
A ideia apresentada pelo CEO da Lockheed, Jim Taiclet, é oferecer no mercado um jato de quinta geração com tecnologias da sexta geração, com destaque para novos sensores passivos de longo alcance, uso intensivo de inteligência artificial, melhoria nas capacidades stealth e maior capacidade de atuar em rede. Não estão descartadas melhorias na estrutura física dos caças.
A principal vantagem seria financeira. Hoje, um F-35 custa cerca de US$ 80 milhões, ao passo que um futuro F-47 deve sair por pelo menos US$ 300 milhões. Os novos F-35 Plus sairiam por cerca de US$ 150 milhões, permitindo a modernização por custos mais baixos. Vale lembrar ainda a possibilidade de um desenvolvimento muito mais rápido, especialmente no contexto de a China já testar jatos de sexta geração.
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