AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB, Aviação Naval e Aviação do Exército ampliam as capacidades para operações noturnas

C-105 Amazonas da FAB durante missão com NVG Foto: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira, a Aviação Naval e a Aviação do Exército anunciaram avanços no uso de operações noturnas de suas aeronaves. Em comum entre as três forças está o foco de realizar atividades de cunho operacional a qualquer hora do dia ou da noite.

No caso da Marinha, pela primeira vez o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) realizou, em maio, o primeiro lançamento noturno de uma Aeronave Remotamente Pilotada. A unidade  aérea opera os RQ-1 ScanEagle em missões de esclarecimento, operações especiais, combate a delitos transfronteiriços, coerção a crimes ambientais e monitoramento de desastres.

Operação 3 Luas, do Exército Brasileiro

Já o Exército Brasileiro, no mesmo mês, aprimorou as técnicas e treinamentos avançados em relação aos voos com Óculos de Visão Noturna (NVG) durante a Operação 3 Luas, que reuniu 14 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec. Com participação de militares da 12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e do Comando de Defesa Antiaérea, a Operação contou com mais de 600 militares.

Por fim, a FAB promoveu a estreia dos óculos NVG para os tripulantes de KC-390 Millenium, tanto do Esquadrão Zeus quanto do Esquadrão Gordo. O treinamento, realizado a partir da Base Aérea de Anápolis, contemplou decolagens, navegações táticas para ambientação dos tripulantes e pousos com equipamentos de visão noturna.

O NVG tem seu emprego consolidado em muitas aeronaves militares, sendo que a FAB já opera há mais de uma década em aeronaves como a A-29 Super Tucano, C-105 Amazonas, H-36 Caracal, H-60 Black Hawk e a A-1. O KC-390, a partir de agora, passa também a fazer parte desse seleto grupo.

Enquanto isso, no aeródromo de Tabatinga, na Amazônia, o Esquadrão Arara realizou um treinamento do uso de NVG em pista crítica para seus tripulantes de C-105. Os militares foram treinados e capacitados para pousos, arremetidas no ar e navegação à baixa altura, com lançamento de cargas simulado e uso de óculos de visão noturna.

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