AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB se prepara para voar em missões da ONU

Foto: Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

A partir de hoje (17 de agosto) até o próximo dia 3 de setembro, a Base Aérea de Campo Grande (BACG) é a principal sede do exercício Tápio 2021. O objetivo é preparar tripulantes da Força Aérea Brasileira para uma possível participação da FAB em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Participam desde caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano até os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk, além dos aviões de transporte C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-98 Caravan e C-95 Bandeirante. Completam o grupo os aviões-radar E-99 e os jatos de reconhecimento R-99.

As missões simuladas envolvem cenários com a presença de forças paramilitares. Serão exercitadas ações de ataque, reconhecimento, infiltração aéreo e busca e salvamento em combate (CSAR), dentre outras. Militares da Marinha e do Exército também participam do treinamento.

“Mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que, em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”, afirmou o Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto.

Lançamento! ASAS 119! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros