AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Falcon 10X terá alcance para voos direto de São Paulo a Moscou

A francesa Dassault Aviation lançou hoje durante uma live mundial o seu novo jato executivo Falcon 10X. A aeronave terá um alcance máximo de 7.500 milhas náuticas (cerca de 13.800 km), o suficiente para voos diretos entre São Paulo e qualquer capital da América do Norte, Europa e Oriente Médio. A velocidade máxima também impressiona: Mach 0.925.

“Hoje nós estamos apresentando uma nova referência na aviação executiva”, disse Eric Trappier, CEO da Dassault. A aeronave deve chegar ao mercado em 2025 com tecnologias derivadas dos caças Rafale, com destaque para a cabine de pilotagem com um nível “sem precedentes” de precisão e segurança. Entre os itens, há um único botão que, caso apertado, faz a aeronave se recuperar sozinha para um nível de voo seguro.

Em termos de conforto, o Falcon 10X terá uma cabine com 2,77 metros de largura e 2,03 de altura, sendo mais larga e mais alta que seus concorrentes diretos, o Gulfstream G700 e o Bombardier Global 7500, e até alguns jatos regionais. O espaço interno será suficiente para criar até quatro ambientes.

A Dassault também promete que o Falcon 10X terá um nível de ruído semelhante ou até mais baixo que o registrado no Falcon 8X, atualmente o jato executivo mais silencioso no mercado. O sistema de pressurização também irá se destacar com a capacidade de fazer os voos a 41 mil pés de altura oferecerem condições atmosféricas comparáveis a três mil pés.