AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Finlândia vai adquirir sistema antiaéreo de Israel

Barak MX

A Finlândia definiu que terá sistemas antiaéreos de origem israelense. O país deverá operar o Barak MX ou o Rafael David Sling. A decisão final é esperada para o próximo ano.

A primeira opção inclui lançadores de mísseis com alcance de até 150 km e precisão suficiente para atingir até drones, além de aeronaves e mísseis balísticos. São características também esperadas da segunda opção, embora envolva mísseis mais pesados. O nome “David Sling” é uma homenagem à histórica bíblica de Davi e Golias.

Em dezembro do ano passado, o país também anunciou a aquisição de 64 caças F-35 Lightning II para substtuir os atuais F-18C/D Hornet. O jato da Lockheed Martin venceu na concorrência o F-18 Super Hornet, o Dassault Rafale, o Eurofighter Typhoon e o Saab Gripen.

Segundo os finlandeses, o caça norte-americano tem desempenho superior quando empregado em missões de reconhecimento e de inteligência. Também foi avaliada a possibilidade de o projeto evoluir nas próximas décadas. A capacidade de sobreviver a um ambiente hostil também fez diferença, boa parte disso sendo decorrente do fato de ter sido o único concorrente com características stealth. Surpreende que, segundo a Finlândia, a proposta do F-35 apresentou o menor custo de aquisição.

A expectativa é a de que os primeiros F-35 cheguem à Finlândia em paralelo à aposentadoria dos 62 F-18C/D Hornet hoje em serviço, por volta de 2026. A frota de 64 unidades deve estar completa já em 2030.

Antiga parte do Império Russo, fora da OTAN, membro da União Europeia e vizinho da Rússia, o território está em tensão constante por conta dos recentes conflitos no leste europeu.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho