AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Flanker, Rafale, Mirage, KF-21, F-16 e F-15: Indonésia investe em diversidade na sua força aérea

A diversidade é uma das marcas da Força Aérea da Indonésia. Foto: TNI Angkatan Udara

A Indonésia será o primeiro cliente de exportação do F-15EX Eagle II, a versão mais moderna do caça atualmente fabricado pela Boeing. A compra de 24 a 36 unidades foi anunciada durante a visita do ministro da defesa do país, Prabowo Subianto, aos Estados Unidos, que devem aprovar a venda. Os aviões serão designados F-15IDN.

Os caças devem ser entregues na mais avançada configuração já produzida para jatos F-15 de exportação. São previstos os radares AESA APG-82, sensores de guerra eletrônica AN/ALQ-250 EPAWSS, capacetes com visores e mira, pods de navegação LANTIRN, pods AN/AAQ-33 Sniper e sistema infravermelho AN/AS-34.

F-15EX Eagle II da U.S. Air Force. Foto: Ethan Wagner

A curiosidade, porém, é que no ano passado a Indonésia já havia adquirido 42 caças Rafale, também da versão mais moderna, chamada de F4. Também foi assinada a compra, dessa vez com a força aérea do Catar, de doze Mirage 2000-5 usados. O país também assinou com a Coreia do Sul para participar do desenvolvimento do jato de quarta geração KF-21.

Para completar a lista diversificada de modelos, a Indonésia hoje conta com 33 F-16, sendo 23 F-16C/D, 7 F-16AM/BM e três F-16A. São as aeronaves mais antigas da frota de combate, tendo entrado em serviço em 1989, porém parte da frota já passou por modernização. Também há onze Su-30Mk2, em serviço há dez anos, juntamente com cinto Su-27SKM.

Na segunda linha também há diversidade. São 15 Embraer Super Tucano voando ao lado de 22 T-50i, sul-coreanos, ainda em fase de recebimento. São aeronaves equipadas com o radar EL/M-2032 e armamentos. Finaliza a lista 22 jatos de britânicos Hawk 200 e sete Hawk 109.

F-15EX saindo da linha de produção. Foto: Boeing

Fôlego para a Boeing

A visita do ministro indonésio à Boeing também significou um alívio para a empresa na produção dos caças F-15EX Eagle II. Em 16 de agosto, foi apresentada a terceira unidade adquirida pela United States Air Force, mais de dois anos depois do primeiro par.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho