ESPAÇO

Foguete Ariane 5 lançará missão para Mercúrio

Concepção artística da BepiColombo se aproximando de Mercúrio
image_pdfimage_print

Está marcado para o próximo dia 20 de outubro o lançamento de mais uma missão com o foguete europeu Ariane 5, que partirá do Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa.

A missão irá lançar a sonda BepiColombo, desenvolvida pela Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (JAXA). A nave levará sete anos para atingir a sua órbita de pesquisa, em Mercúrio.

Uma particularidade da BepiColombo é que ela é composta, na realidade, por dois satélites: MPO (Sonda Planetária de Mercúrio) e MMO (Sonda Magnetosférica de Mercúrio). O primeiro é aquele que observará o planeta a partir da sua órbita, estudando a composição, a topografia e a morfologia da sua superfície e o seu interior, e o segundo enfocará o estudo no ambiente do planeta e na sua magnetosfera. Será a primeira vez que duas sondas fazem observações coordenadas e simultâneas de diferentes pontos do ambiente de Mercúrio.

Essa será a terceira onda a visitar o planeta depois das sondas da NASA Mariner 10, em meados dos anos 70, e MESSENGER, entre 2011 e 2015. A BepiColombo buscará a confirmação da existência de gelo e se este provém dos impactos de cometas, por exemplo, e tentará responder por que o seu campo magnético está a 400 km de distância em relação ao centro do planeta.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros