AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Forças Armadas vão mobilizar 34 mil militares e 47 aeronaves para eleições

Forças Armadas atuam no apoio às eleições. Foto: Bruno Batista

O fim de semana de eleições no Brasil será de muito trabalho para as Forças Armadas. Haverá atuação em 500 municípios de 11 estados, essencialmente em missões de apoio logístico e de segurança.

Ao todo, serão mobilizados 34 mil militares, três mil viaturas, 62 blindados, 430 embarcações de pequeno porte, 18 navios e 47 aeronaves, entre aviões e helicópteros. O Ministério da Defesa ativou seis Comandos Conjuntos para atuarem antes, durante e após o pleito.

O objetivo do trabalho é garantir o direito ao voto a todo cidadão, por meio da distribuição de urnas eletrônicas e da segurança do processo de votação e apuração. Muitas comunidades situadas em áreas remotas, como rurais, indígenas e ribeirinhas, somente conseguem ter acesso ao voto com apoio das Forças Armadas.

A participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, por meio de ações de Garantia da Votação e Apuração (GVA) e na logística do pleito está prevista no Código Eleitoral. As operações de GVA são realizadas em conjunto com os órgãos de segurança pública e por solicitação de autoridade eleitoral.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho