ARTE, CULTURA & LAZER

Fotos de brasileiro entram em seleção de melhores do mundo

Foto: Johnson Barros
image_pdfimage_print

O nome Johnson Barros já é uma verdadeira lenda entre os amantes brasileiros da aviação: suas imagens se destacam pela técnica, sensibilidade e conhecimento técnico sobre aviação. Agora, pela terceira vez, a revista nova-iorquina Aviation Week reconhece o trabalho do fotógrafo, que é Sargento da Força Aérea Brasileira. O feito também foi alcançado em 2019 e 2015. Houve menções honrosas, em 2015, 2014, 2013 e 2009.

Em 2020, o sul-mato-grossense conquistou o segundo e o terceiro lugares na categoria DEFESA, com uma foto noturna de aeronaves E-99/R-99 (ver acima) e com outra que mostra de maneira curiosa uma missão aeronaval realizada com um H-36 (ver abaixo). Johnson foi o único fotógrafo latino-americano a estar na seleção de 20 imagens.

Foto: Johnson Barros

Formado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Johnson Barros começou sua carreira na Força Aérea Brasileira como mecânico de caças Mirage III. Ali, deu os primeiros passos na paixão pela fotografia de aeronaves.

Hoje, o Sargento é uma referência técnica no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), que diariamente publica suas imagens em meios como a Revista Aerovisão, o portal da FAB na internet e as mídias sociais. No CECOMSAR, Johnson teve a oportunidade de acompanhar inúmeras missões, em todo o Brasil e no exterior.

Em sua formação, o militar fez o curso Seeing Through Photographs, no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Estados UnidosTambém se capacitou nas áreas de Criação e Elaboração, Direção de Fotografia e Tecnologia em Processamento de Dados.  Também foi responsável pelo aprimoramento técnico de fotógrafos militares que também já capturam imagens de qualidade reconhecida, como Bianca Viol, Sérgio Kremer, Bruno Batista, Alexandre Manfrim, Silva Lopes e Paulo Rezende, dentre outros.

Foto: Johnson Barros

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros