AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

França traz caças Rafale para Amazônia

Caças Rafale sobre a Amazônia guianense

Três caças Rafale B da Armée de l’Air et de l’Espace chegaram no início de julho à Base Aérea de 367, em Caiena, na Guiana Francesa. O território ultramarino, oficialmente parte da França, está situado na Amazônia e se destaca pela presença do centro espacial da Guiana, de onde são lançados os foguetes da família Ariane.

A presença dos Rafale no território faz parte, precisamente, da operação para reforço da vigilância aérea para o lançamento de um foguete Ariane 6, previsto para ocorrer na próxima terça-feira, 9 de julho, porém sujeito a atrasos, como costuma ocorrer com lançamentos do tipo. Cabe aos Rafale garantir o cumprimento das restrições do espaço aéreo determinadas.

Helicópteros da Armée de l’air na Guiana. Foto: Sebastien Lafargue

O deslocamento dos caças desde a sua base de origem, em Saint-Dizier, até o território amazônico também foi uma mostra da capacidade de desdobramento francesa, tendo sido realizada em voo direto, com reabastecimentos em voo conduzidos por um A330 MRTT Phénix. A chegada ocorreu em 1º de julho e a permanência é prevista até 17 de julho.

Há a expectativa de que o trio de caças participe das celebrações locais do dia 14 de julho, data nacional francesa. A Base Aérea 367, em Caiena, costuma contar apenas com helicópteros AS 555 Fennec e SA 3330B Puma, além de um avião de transporte CN-235.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho