AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Grécia compra mais Rafale

Foto: Dassault

Com 18 caças Rafale já encomendados, a Grécia decidiu ampliar a frota e comprará mais seis. A informação foi publicada pela Ministra da Defesa da França, Florence Parly.

A assinatura do contrato deve ser em breve, pois essa venda tem se caracterizado pela velocidade: a primeira entrega aconteceu em julho, menos de seis após a assinatura do contrato de 2,5 bilhões de Europs, em 25 de janeiro. Agora, ainda não se sabe se as seis unidades adicionais serão aeronaves novas ou usadas.

A velocidade da entrega se tornou possível graças ao envolvimento direto do governo francês e da própria Armée de l’air. Dos 18 jatos adquiridos, doze serão retirados diretamente dos esquadrões de caça ativos da França, e reconfigurados pela Dassault de acordo com as preferências gregas.

O ritmo atual é de entrega de uma aeronave usada por mês. São todas da versão F3R, o mais avançado disponível atualmente. Já as seis unidades novas devem ser entregues no próximo ano.

O pacote inclui armamentos, treinamento e suporte logístico. Também foi aprovado o gasto de 400 milhões de Euros para a compra de mísseis Meteor e para modernizar mísseis Mica, Scalp e Exocet, atualmente em uso pela frota de Mirage 2000 da Grécia. Também avança o programa de modernização de caças F-16C/D para o padrão F-16V Block 72. O país avalia ainda a aquisição do F-35.