AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Gripen danificado em combate poderá ser reparado na linha de frente

O Gripen foi desenvolvido para operar em bases desdobradas Foto: Saab
image_pdfimage_print

A Saab realizou um voo de teste de um caça Gripen no dia 19 de março com uma novidade: pela primeira vez, um jato de combate desse modelo voou com uma parte externa, um painel, produzido por uma impressora 3D. A aeronave decolou e pousou em Linköping sem problemas.

Isso já havia sido realizado antes com componentes internos, porém, a intenção da Saab foi na expectativa de um dia impressoras 3D instaladas em bases na linha de frente possam ser utilizadas para reduzir o tempo de reparo de aeronaves danificadas em combate. A impressora 3D utiliza um polímero de nylon designado PA2200.

Foto: Saab

“A inspeção inicial pós-voo foi muito positiva e mostrou que não houve mudanças estruturais durante o voo. O potencial disso é o pessoal de manutenção não precisará canibalizar aeronaves ou adotar soluções de emergência, além de reduzir o tempo perdido nos reparos”, explicou Håkan Stake, gerente do projeto.

Para o teste, um scanner fez a leitura em detalhes do componente e em seguida a impressora produziu a cópia. Ainda serão realizados mais testes para comprovar a validade do conceito e também ampliar o número de componentes que possam ser produzidos na linha de frente.

O próximo passo é selecionar um novo material, que seja mais flexível e suporte melhor as baixas temperaturas dos vos a grande altura. Também será desenvolvido um container de fácil deslocamento que armazene a impressora 3D adequada, o scanner e matéria-prima.

O Gripen foi desenvolvido a partir da década de 80 com o conceito de poder operar a partir de bases de desdobramento, como em rodovias. Isso faz parte da estratégia de defesa da Suécia para manter a capacidade bélica mesmo no caso de invasão estrangeira. Para isso ser possível, o Gripen tanto é capaz de pousar e decolar em pistas pequenas quanto tem uma manutenção facilitada, que pode ser realizada por poucos militares.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros