AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Gripen E voa nesta quinta-feira pela primeira vez no Brasil

Gripen da FAB
Gripen da FAB. Foto: Lasse Hejdenberg / SAAB
image_pdfimage_print

A Força Aérea Brasileira confirmou: o primeiro voo do caça F-39E Gripen está previsto para ocorrer na tarde desta quinta-feira. A aeronave deve decolar do aeroporto de Navegantes (SC) e ir direto até o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O avião ainda está em testes e passará os próximos meses em uma campanha de ensaios, antes de ser finalmente entregue para a FAB, no final do próximo ano.

O Gripen de versão anterior já passou por aqui em demonstração, mas este será o primeiro voo de um caça F-39E em todo o continente americano. Esta unidade, especificamente, já fez voos na Suécia com sucesso. Mesmo assim, cada decolagem só acontecerá no Brasil quando as condições estiverem favoráveis, inclusive climáticas. A FAB ressaltou que os horários s podem sofrer alterações.

A apresentação oficial do F-39E Gripen tem previsão de ser realizada na cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro, na cidade de Brasília (DF). A assinatura do contrato de aquisição dos 36 caças, em um programa que inclui a participação da indústria nacional no desenvolvimento das aeronaves, foi oficialmente assinado em 24 de outubro de 2014.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros