As icônicas cenas de jatos a bordo de porta-aviões começaram há exatos 75 anos, em 3 de dezembro de 1945. Naquele dia, o Lieutenant-Commander Eric Melrose Brown pousou a bordo do porta-aviões HMS Ocean com seu jato Havilland DH.100 Sea Vampire Mk10. Até ali, somente aeronaves a hélice faziam esse tipo de operação.
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Com a matrícula LZ5551, o DH.100 era o segundo protótipo do tipo. O primeiro havia voado em 17 de março de 1944. Para operar no porta-aviões, o LZ5551 recebeu modificações e foi o primeiro a ser designado “Sea Vampire”.
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O piloto pioneiro havia ingressado na Royal Navy em dezembro de 1939, já com experiência prévia de voo. Durante a Segunda Guerra Mundial, comandou aeronaves à hélice Grumman G-36A Marlet Mk1 (versão de exportação do norte-americano F4F-3 Wildcat), se destacando por derrubar aviões inimigos, incluido dois patrulheiros quadrimotores Fock-Wulf Fw 200 Condor. Em 21 de dezembro de 41, porém, o porta-aviões HMS Audacity foi afundado no Atlântico. Brown foi um dos dois únicos sobreviventes.
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Já em dezembro de 1943, Eric Melrose Brown se tornou piloto de testes, função que desempenhou até 1949. Operou ainda a bordo dos porta-aviões HMS Indomitable e HMS Vengeance, que se tornaria posteriormente o NAeL Minas Gerais, da Marinha do Brasil.
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