AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Hércules anfíbio deve voar no fim de 2022

Imagem: USAF

O primeiro Hércules anfíbio deve voar até o fim do próximo ano. É este o plano do Air Force Special Operations Command (ASFOC). A informação foi dada pelo Tenente-General Jim Slife, que está à frente dos meios aéreos utilizados para as operações especiais.

A aeronave deve ser baseada no MC-130J, versão já utilizada para operações especiais. O voo a ser realizado até o fim do próximo ano deve ampliar e confirmar os estudos que, por enquanto, acontecem apenas em simuladores de projetos.

As concepções artísticas mostradas até agora pela United States Air Force sugerem a instalação de enormes flutuadores que vão permitir a operação tanto na água quanto em pistas tradicionais. O projeto é chamado da sigla MAC, de MC-130J Amphibious Capability.

O projeto faz parte da iniciativa do Pentágono de reforçar a capacidade de atuar em áreas litorâneas. O MC-130J MAC poderia atuar para infiltração e exfiltração de tropas próximo ao litoral ou mesmo em rios ou lagos, bem como prover suporte logístico próximo a zonas de conflitos com uma capacidade além do registrado por helicópteros.