O jornal iraniano Tehran Times anunciou que as forças armadas do país já teriam somado a destruição de três caças israelenses F-35I Adir. Dos três pilotos, um teria morrido em ação, um se evadido e um terceiro capturado.
Já agência de notícias Tasnim News, do Irã, anunciou que dois caças da força aérea de Israel foram abatidos pelo sistema de defesa antiaérea do país. Além disso, uma mulher, que pilotava uma dessas aeronaves, foi capturada.
A notícia do Tasnim não detalha onde esses jatos teriam sido abatidos nem o tipo de sistema antiaéreo utilizado. Também não foi especificado qual ou quais tipos de caças teriam sido abatidos.
A mídia iraniana sustenta ainda que pelo menos 44 drones de diversos portes foram abatidos somente nas primeiras 48 horas de conflito. A capacidade de comando e controle das forças iranianas continuaria operacional, havendo informações sobre tudo o que ocorre no espaço aéreo do país.
Por outro lado, fontes ligadas a Israel sustentam que mais de 200 aeronaves militares foram utilizadas somente na primeira noite de ataques, em 13 de junho, sem que tenha ocorrido nenhuma perda. Sistemas antiaéreos iranianos teriam sido destruídos tanto pela ação de caças quanto de drones.
LEIA TAMBÉM:
Ataque israelense combinou meios de guerra tradicional com novas tecnologias
EUA aprovam venda de US$ 7 bi de armas para Israel
Israel faz demonstração de sua força de ataque de longo alcance
Israel conta com novo míssil de longo alcance
Comentar