AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Jato comercial voará a Mach 4 sem “boom sônico”

image_pdfimage_print

Levar 50 passageiros de São Paulo a Paris em menos de três horas. Isso poderá se tornar possível caso o mais novo projeto da empresa Aerion se torne realidade. O AS3 foi apresentado como uma aeronave capaz de voar a 4 vezes a velocidade do som (Mach 4) e alcance total de 12.900 km. A empresa fez o anúncio expondo a meta de voar entre Los Angeles e Tóquio também em menos de três horas.

Fundada em 2003 pelo bilionário texano Robert Bass, a Aerion já havia anunciado em 2014 o AS2, jato comercial capaz de voar a Mach 1.6 com até 12 passageiros a bordo. Neste caso, um voo Nova York – Londres poderá ser realizado em pouco mais de 4 horas. A expectativa é a de que o AS2 voe em 2024 e esteja no mercado em 2026.

A empresa tem trabalho com novas tecnologias em áreas como sustentabilidade e aerodinâmica. Uma das inovações propostas é que o AS2 e o AS3 não devem causar o famoso “boom sônico”, ruído característico produzido por aeronaves supersônicas assim que atingem a velocidade do som. A ideia é que o ruído será direcionado para atmosfera, e não para o solo.

Este fator pode ser decisivo para que o AS2 e o AS3 tenham um sucesso comercial melhor que o do Concorde, que por conta do seu ruído era, em geral, empregado em rotas sobre oceanos.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros