AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Jato da FAB para transporte VIP vira cargueiro contra Covid-19

Foto: Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

Uma aeronave Legacy da Força Aérea Brasileira utilizada para transporte de autoridades do Governo Federal ganhou uma nova missão por conta da pandemia de Covid-19. A configuração interna de luxo foi retirada e a aeronave agora faz parte do esforço nacional para combater a doença. Onde antes voavam ministros, parlamentares e suas comitivas, hoje é possível carregar até 4 toneladas de carga.

A primeira missão da aeronave em sua nova configuração aconteceu no dia 6 de abril. A aeronave saiu de Brasília (DF) com destino a Macapá (AP) com escala em Palmas (TO) com 2.800 doses de vacinas tetravalente e contra gripe. Na volta, foram embarcados 18 respiradores que serão reparados no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI-FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em Belo Horizonte (MG).

Desginado VC-99C, o avião é um ERJ 135LR, recebido em setembro de 2008. Na configuração tradicional, leva até 14 passageiros. A operação está a cargo do Grupo de Transporte Especial (GTE).

FAB prepara aviões para atuação nacional

A Força Aérea Brasileira, até o momento, desempenha a missão de transporte logístico em apoio ao combate à Pandemia. Além de levar material hospital, vacinas e respiradores, também foi feita uma redistribuição de forças: as aeronaves envolvidas ficarão concentradas em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ), de onde devem partir missões para todo o território nacional. Aeronaves sediadas em Canoas (RS), Campo Grande (MS), Belém (PA), Recife (PE) e Natal (RN) foram deslocadas.

Poderão ser acionadas aeronaves C-99, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-130 Hércules, U-35 Learjet, U-55 Learjet, U-100 Phenom, C-98 Caravan e C-105 Amazonas. Todas possuem características distintas e serão utilizadas conforme necessidades de carga e de alcance.

Foto: Força Aérea Brasileira

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros